Confira nossas

Últimas notícias

LIDERANÇA PARA RESULTADOS - LÍDER CONSCIENTE FAZ TODA A DIFERENÇA

LIDERANÇA PARA RESULTADOS - LÍDER CONSCIENTE FAZ TODA A DIFERENÇA
23 de Janeiro de 2020

Liderança independentemente do cargo que exerça, é todo aquele que de alguma forma influencia outras pessoas nos resultados, assumem responsabilidades em conduzi-las a objetivos comuns. Vários verbos podem definir a atuação do líder: orientar, conduzir, informar, monitorar, acompanhar, cobrar, direcionar, capacitar, desenvolver, fazer, medir, planejar, melhorar, colaborar e vários outros que justifiquem a ação. Não importa a atividade a ser executada, um líder sempre terá a “responsabilização”, ou seja, o ato de ser responsável pela ação e pelo resultado de outra pessoa. Porém, o que tem que ficar claro é que todo líder terá dificuldades de extrair o melhor das pessoas dentro de uma empresa que esteja desorganizada, com falhas na comunicação e com falta de planejamento.

A base da gestão de uma empresa esta na organização, no planejamento e na comunicação. No critério Organização entraria pessoas com responsabilidades e funções bem definidas, organograma, padronização e documentação de processos, manual de instrução e conduta ética (regras), Estrutura (física) e Cultura da organização (missão, visão e valores). Dentro de Planejamento seria a Visão (onde se quer chegar), Estratégias (caminhos para chegar), Indicadores (parâmetros e dados para análise de desempenho e sustentabilidade), Metas (desafios e direcionamento) e Plano de Ação (atividades a serem desenvolvidas e acompanhadas gerando resultados). Já no critério Comunicação interna e externa (clientes e colaboradores), ferramentas utilizadas (métodos), gestão à vista (transparência das informações - o que? e objetivo?) e compartilhamento das informações (para quem, com qual objetivo e relevância).

Estando a “casa arrumada”, o líder terá facilidade de convencer as pessoas a fazerem aquilo que precisa ser feito, passando segurança e tendo controle dos resultados. Lembrando ainda que algumas habilidades são necessárias para um líder assertivo, dentre elas a gestão do tempo, equilíbrio emocional e inteligência emocional. Todas elas somando a postura, comportamento e a comunicação farão toda a diferença nos resultados.

 

Cleufe Almeida
Professora, Consultora e Palestrante VLSM.

Fique por dentro das novidades!